1ª ETAPA
Conforme narra o Evangelista São Mateus no capitulo 4, Jesus ficou 40 dias e 40 noites jejuando no deserto para vencer as tentações. Baseado na experiência de purificação do nosso mestre, a primeira etapa dos retirantes consiste em ficar 40 dias em total retiro.
Nesta fase o retirante não tem contato com nenhum familiar ou amigo, apenas partilha com os irmãos da comunidade. O objetivo principal é fazer com que o retirante mergulhe em si mesmo e através de uma auto reflexão possa se reorganizar mental, física e espiritualmente.
Nesta etapa o retirante recebe uma Cruz para simbolizar a sua passagem pelo deserto.
No primeiro momento que o retirante chega na casa a principal necessidade atendida é a de cuidados de higiene pessoal básica:
– Banho;
– Corte de cabelo e barba;
– Fornecimento de roupas, escova de dentes e toalhas;
– Alimentação
Após serem dados este primeiros cuidados são encaminhados e acompanhados à UBS (Unidade Básica de Saúde), para cuidados médicos, pois a pessoa em situação de rua, constantemente está com sua saúde debilitada e os cuidados médicos são essenciais para a sua sobrevivência.
2ª ETAPA
Na segunda etapa do retiro o foco é a doutrinação. Neste momento o retirante já passa a receber visita de familiares e a se expor mais na comunidade. Aqueles que desejarem, recebem os sacramentos da Igreja Católica, como o Batismo, a Primeira Comunhão e a Crisma. Em seguida ele passa também a carregar em sua Cruz a figura de Jesus, o que demonstra seu compromisso com uma renovação.
Nesta fase também há uma grande intensidade das propostas de reorganização das áreas mentais e espirituais.
Mental:
Para atender as necessidades mentais a casa proporciona:
– Atendimento Psicológico Individual;
– Grupo de Apoio (Doze Passos);
– Partilhas Sentimentais
Com as iniciativas citadas acima temos o objetivo de resgatar valores pessoais e a auto estima que são fundamentais para a reintegração social.
Espiritual:
O trabalho Espiritual é a atividade chave para o sucesso da recuperação mais íntima do ser humano, pois a crença num ser superior faz com que o indivíduo tenha uma perspectiva de futuro, encontrando assim motivos para sua existência.
A Comunidade tem uma rotina intensa de atividades espirituais diárias internas:
– Meditação diária da Bíblia;
– Diário Espiritual;
– Santo Terço;
– Adoração;
Também evangeliza através de atividades externas, como Missas, retiros e grupos de oração.
3ª ETAPA
Enfim chegamos à última etapa do programa, que tem como objetivo principal aperfeiçoar tudo que foi conquistado nas etapas anteriores e enfim trabalhar para a reintegração social dos nossos retirantes.
Nesta fase o retirante faz uma nova troca de cruz e agora leva consigo o Cristo Ressuscitado que vai ser para ele com ele aliança para vida nova.
Nesta fase toda parte documental é providenciada, como RG, CPF, Certidões diversas, bem como amparo jurídico para causas processuais e de INSS , pois a partir daí pode-se partir para a profissionalização, permitindo assim que os nossos retirantes possam concluir o retiro em sua totalidade fortalecidos na Fé e em busca de posição respeitada em nossa sociedade.
Fica também determinado que o retirante após a sua reintegração social, jamais desate os laços com nossa comunidade, pois a comunidade é a chama desta vida nova que eles encontraram através do retiro proporcionado.
Mensalmente todo primeiro domingo de cada mês a grande família Padre Pio se reúne para uma linda celebração, onde a Água Viva continua jorrando, tanto para os que já concluíram o retiro e seguem a doutrina colaborando com testemunhos e com sua presença, quanto para os que estão chegando e buscando um caminho a seguir.